Em meio ao processo de decisão sobre a compra ou locação imobiliária, existem muitas dúvidas relacionadas a essa importante mudança de vida. Compreender o panorama geral dessas formas de investimento, é imprescindível para qualquer pessoa.

A demanda por esses tipos de moradia, tende a variar muito, mas geralmente o aluguel se torna uma opção com mais procura do que a compra. Entre essas duas possibilidades, a escolha final vai depender dos desejos, pretensões e objetivos dos compradores, como também o momento econômico que cada país se encontra.

Conheça mais a fundo, algumas comparações positivas e negativas dessas duas possibilidades:

Vantagens da compra 

PARCELAS > realizadas de maneira determinada, apresentam juros e valores bem detalhados.

INVESTIMENTO > a partir do momento que você adquire um imóvel, seu patrimônio passa a ser construído com o passar do tempo.

FINANCIAMENTO > em alguns casos, as parcelas podem ter um valor menor com o passar dos meses, como se fosse um ‘’desconto’’ do custo total.

BEM-ESTAR > é uma opção viável, pois garante uma segurança satisfatória para seus moradores.

SOB MEDIDA > traz uma certa autonomia para personalizar o ambiente, da maneira como achar melhor.

Desvantagens 

PERMANÊNCIA > é a garantia de que não precisa mais fazer nenhuma mudança na sua vida, o que pode ser um obstáculo, caso exista uma proposta de emprego em outra região da cidade.

COMPROMETIMENTO > de acordo com a duração do financiamento, deve existir o cumprimento a risca, que pode ser de até 30 anos.

DESVALORIZAÇÃO > não acontece por tempo indeterminado, podendo ser notáveis prejuízos em torno do patrimônio, por isso esse ponto precisa de atenção.

VALOR INICIAL > costuma ter um custo elevado, podendo ser pedida uma quantia de até 40% do financiamento em si, por parte de algumas construtoras.

MENOS LIQUIDEZ > por conta da demora de anos ou meses, esse investimento oferece lentidão monetária, dependendo da situação e condição de posse, não oferecendo nenhuma garantia de sucesso.

Vantagens do aluguel

MANUTENÇÃO > oferece um custo bem reduzido.

CUSTO > apresenta um valor que sobe muito menos no mercado imobiliário.

LIBERDADE > você tem flexibilidade para mudar a qualquer hora, assim que surgir uma necessidade maior.

COMPARTILHAMENTO > esse modelo residencial, pode ser dividido com outra pessoa, resultando em uma maior economia de gastos mensais.

APLICAÇÃO > é possível investir em quantidade maior, com alternativas acessíveis e geração de rentabilidade consideráveis.

PROVISÓRIO > traz mais vantagem, possibilitando que a casa própria seja conquistada antes do planejado, através da economia possível nessa alternativa.

MOBILIDADE > seu compromisso de ocupação do imóvel, apenas deve ocorrer até o final do contrato. Caso contrário, há como pagar uma multa monetária significativa.

DINHEIRO > a exigência financeira é bem menor, eliminando possíveis problemas na hora de dar entrada nas documentações, sem custos adicionais (ex: transação e imposto).

Desvantagens

LIMITES > em alguns casos, há impossibilidade de fazer transformações no estilo do local.

PROIBIÇÕES > restrições que podem ir desde a presença de pets até a ocorrência de festas.

DIVERGÊNCIAS > podem ocorrer entre locatário e locador, de acordo com eventuais mudanças internas ou externas.

REAJUSTE > assim como a duração dos contratos, o valor do imóvel também passa por alteração, podendo acontecer conforme a vontade do locador, podendo não se encaixar na sua realidade financeira.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies