O passado remoto

Localizada no começo da Serra do Mar, antes da colonização portuguesa, foi ocupada por índios tupi-guaranis que chamaram o lugar de ‘’Buriquioca’’, tendo como significado principal ‘’morada dos macacos’’, mediante esse passado, ainda contém resquícios de uma ocupação pré-histórica.

Fora isso, também já foi subprefeitura da cidade de Santos, mas seu desenvolvimento ficou tão grande que precisou da abertura de novas estradas, como Mogi-Bertioga e Rio-Santos. Por fim, ficou considerada como distrito autônomo e depois um dos Municípios com a maior área verde protegida por lei, de toda região litorânea paulista.


Suas principais atrações

Canal de Bertioga: indicado para atividade de navegação, mas também  oferece uma vista panorâmica de outros pontos turísticos.

Vila de Itatinga: a bordo de uma locomotiva antiga, passa por um vasto local de mata, até que se encontram pelo caminho antigas construções da arquitetura britânica.

Forte São João: primeira fortaleza construída no país, tem visitação gratuita e guiada para turistas ou moradores.

Praia de Guaratuba: apresenta uma belíssima vista, com mar acessível e águas bem claras.


Diferenciais da cidade

Aldeia indígena: Localizada na Praia da Boracéia, as famílias têm plantações de palmito e flores diversas, continuando com sua tradicional cultura musical e dançante, além de sua gastronomia artesanal.

Ecoturismo: caminhos feitas com monitores, que passam por incríveis reservas ecológicas, como também passeios pelos trilhos do bondinho da Usina de Itatinga e da ponte férrea do Rio Guaranduva .

 Gastronomia caiçara: comidas tipicamente rústicas, feitas com frutos marítimos ou serranos, que apresentam preparações e ingredientes bem naturais;

Feira da Casa de Cultura: na ‘’tenda de eventos’’, que ocorre aos finais de semana, a comercialização de produtos orgânicos e artesanais é feita pelos habitantes locais.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies