Ter o imóvel próprio, costuma ser um dos itens presentes nas metas pessoais de muitos brasileiros. Esse passo deve ser antecipado por uma quantia reservada exclusivamente para essa finalidade. Depois disso, é muito comum ocorrer a dúvida: compensa comprar uma casa ou um apartamento?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que essa escolha é muito pessoal e se relaciona com outros fatores (ex: preço, localização, segurança e infraestrutura). Devendo ser eleita aquela alternativa que se encaixa melhor com as necessidades e perspectivas do comprador.

VANTAGENS

CASA: 

Se procura por liberdade plena e prefere que as regras sejam somente suas, essa tende a ser uma melhor alternativa. Além disso, geralmente há mais disponibilidade de cômodos e ausência de vizinhos muito próximos, resultando em um nível de privacidade satisfatório.

Outros aspectos favoráveis dessa escolha, seriam a possibilidade de mais espaço para plantações e animais de estimação, características que envolvem o bem-estar diferenciado para todos os moradores.

APARTAMENTO: 

Famílias com crianças que vivem em condomínios, tem bons ambientes para socialização com outros pequenos, podendo se divertir sem sair de casa. É um modo de moradia bem prático para manter as faxinas internas, já que as limpezas externas costumam ser feitas por profissionais contratados.

Além disso, é uma excelente opção para aqueles que moram sozinhos ou costumam viajar com frequência, por passar uma sensação de segurança, graças aos seus modelos de vigilância 24 horas. Pode ser também um bom local para a criação de amizades, com outros habitantes locais.

DESVANTAGENS 

CASA: 

Não será preciso pagar pelos custos envolvidos nas prestações condominiais, porém esse gasto adicional tem praticamente o mesmo valor para realizar a manutenção do imóvel. Fora a preocupação com a segurança, os gastos que seriam acoplados ao valor pago em um conjunto residencial, como contas de água.

Sensação de insegurança é constante, pois costumam ser os imóveis mais visados para diversos crimes. Por conta disso, o morador deve providenciar sistemas de segurança próprios, na tentativa de melhorar esse quadro.

APARTAMENTO:

Esteja preparado para aceitar as normas estabelecidas nesse ambiente coletivo, por conta disso faça uma avaliação do cotidiano, vendo se ele combina ou não com sua vida. Entenda que todos os acertos internos, necessitam ser seguidos, desde horários para reformas até posição da vaga na garagem, caso contrário terá que pagar multas financeiras por essas e outras infrações.

Precisa existir um comprometimento em pagar todas as taxas desse imóvel habitacional, pois se não for feito o acerto mensalmente, você pode acabar se tornando inadimplente e até sofrer penalizações judiciais a longo prazo.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies